Proposta Pedagógica

Nossa concepção de aprendizagem é a sócio construtivista. Teoria na qual o conhecimento não é concebido como uma cópia do real, incorporado diretamente pelo sujeito, não é uma impressão que o mundo externo realiza na mente, um processo de fora para dentro. A construção do conhecimento pressupõe uma atividade, por parte do sujeito, que organiza e integra os novos conhecimentos aos já existentes, sendo, portanto, o protagonista do seu próprio processo de aprendizagem, é alguém que vai produzir a transformação que converte informação em conhecimento próprio.

Na educação infantil priorizamos o brincar como direito de aprendizagem garantido pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) explorando suas diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), de forma a ampliar e diversificar as possibilidades de acesso a produções culturais. A participação e as transformações introduzidas pelas crianças nas brincadeiras devem ser valorizadas, tendo em vista o estímulo ao desenvolvimento de seus conhecimentos, sua imaginação, criatividade, experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

O saber não é dissociado, fragmentado. Ele é abrangente a toda a realidade que nos cerca. Do mesmo modo, as disciplinas não são individualizadas. Elas se unem e se completam. Por isso, a nossa concepção de ensino privilegia a interdisciplinaridade dos conteúdos programáticos, onde o educando interage o tempo todo com seu aprendizado. Isso quer dizer que vai sendo convidado a participar, a colocar as suas experiências, vivências e conhecimentos já adquiridos. Ele vai pensando, respondendo e, aos poucos, um novo conceito é criado. As atividades são compostas para motivar o educando e conduzi-lo à reflexão e busca de respostas. Ele constrói o seu conhecimento, caminhando junto com o professor que exerce o papel de mediador e não de doador de resultados fechados.

A qualificação do professor em sua formação primeira como educador garante o primeiro passo para a qualidade do trabalho. Nossa escola possui uma equipe experiente e capacitada, em constante formação, para lidar com a individualidade de cada criança e atuar em seu desenvolvimento de forma segura e eficaz.

A interatividade, como característica primordial, pressupõe uma preocupação com o contexto, isto é, com a realidade em que vive o aluno. Ele só poderá interagir realmente se estiver sendo apresentado algo significativo e pertinente ao seu cotidiano. O aluno traz conhecimentos prévios e experiências variadas e a relação com os conceitos transmitidos precisa ser concreta.

O J.PIAGET é escolhido pela nossa escola como Sistema de Ensino Multimídia (veja mais em nossos parceiros) que vem para agregar e ampliar nosso trabalho pedagógico. Com aulas interativas, dotadas de sons, formas, cores e movimentos. Um material gráfico atraente e moderno, os educandos tem a oportunidade de construir prazerosamente o seu conhecimento.